lundi 1 février 2010

Black Sabbath - Sphinx: Live At Hammersmith Odeon [1986]


Essa bela raridade do Black Sabbath foi gravada em 2 de junho de 1986, num concerto realizado no Hammersmith Odeon (hoje Hammersmith Apollo) em Londres, Inglaterra. A gravação, apesar de não parecer, foi feita por uma rádio. Mas ainda está muito boa para uma bootleg, já valendo a conferida.

"Sphinx" já foi postado aqui no blog anteriormente sob o nome "Ray Rules", mas este estava incompleto, com apenas nove faixas no repertório. Agora, com vocês, o show completo, com dezesseis músicas no set-list, melhor qualidade de som e mixagem mais digna.

O principal atrativo aqui, ao meu ver, é o time de músicos que durou por pouco tempo. Além dos veteranos Tony Iommi e Geoff Nichols, a line-up se dá por Dave "The Beast" Spitz (White Lion, Lita Ford) no baixo, Eric Singer (Kiss, Alice Cooper, ESP, Badlands) na bateria e Ray Gillen (Badlands, Phenomena) nos vocais. Ou seja, um verdadeiro timaço.

Mas é impossível deixar de destacar a incrível performance de Ray Gillen que, na minha opinião e na de muitos também, é uma das maiores vozes do Rock. Mesmo com poucos trabalhos gravados e sem repercussões monstruosas, Gillen foi detentor de uma voz incrível, potente e característica. E, de fato, sr. Raymond Gillen faz a diferença aqui, dando nova roupagem aos grandes clássicos do Black Sabbath.


Como era de se esperar, o resto não decepciona. O infalível Tony Iommi faz o incrível trabalho de sempre, juntamente de Geoff Nichols, com teclados influentes e poderosos em várias canções, fazendo a diferença em clássicos como "War Pigs" e "Heaven And Hell". Spitz faz jus ao posto com uma boa performance e Singer, hoje já aclamado e reconhecido no mundo inteiro, simplesmente destrói por aqui.

O repertório, que abrange desde as clássicas fases do Black Sabbath com Ozzy e Dio até músicas mais recentes, traz clássicos incontestáveis como "War Pigs" (principal destaque para a performance de Gillen), "Paranoid", "Heaven And Hell" e "N.I.B.", além de canções do recente "Seventh Star" como sua faixa título, "Heart Like A Wheel" e "Turn To Stone". Menções honrosas para um medley com "Symptom Of The Universe" (!), "Sweet Leaf" e "Zero The Hero" (!!!!!), sendo a última do excelente porém injustiçado "Born Again".

Nem preciso dizer que essa raridade merece um espaço no HD de cada visitante da Combe, certo? Mas como já disse, confira o mais rápido que conseguir, pois vale cada segundo do download!

CD 1:
01. Supertzar
02. The Mob Rules
03. Children Of The Sea
04. Danger Zone
05. War Pigs
06. Heart Like A Wheel
07. Symptom Of The Universe + Sweet Leaf + Zero The Hero
08. Sphinx (The Guardian) + Seventh Star
09. Turn To Stone
10. Die Young

CD 2:
01. Black Sabbath
02. N.I.B.
03. Neon Knights
04. Heaven And Hell
05. Children Of The Grave
06. Paranoid

Ray Gillen - vocal
Tony Iommi - guitarra
Dave "The Beast" Spitz - baixo
Eric Singer - bateria
Geoff Nicholls - teclados

DOWNLOAD - CD 1
(74,1mb ~ 192kbps)

DOWNLOAD - CD 2
(65,1mb ~ 192kbps)

by Silver

9 commentaires:

  1. Cara...já ouvi este boot... pra mim esta formação não é legal não...muito hard farofa pro Sabbath...O cara é muito técnico cantando....mas é tudo muito limpinho pro Sabbath...no mais meus parabens pro post pois se trata de material raro pra colecionadores e admiradores...o blog é excelente

    abraços
    Fábio

    RépondreSupprimer
  2. Discordo. Pra mim esta foi uma das melhores épocas do Sabbath. No palco o saudoso Gillen era monstruoso, dando um show a parte cantando sons das fases Ozzy e Dio; e Singer então nem se fala, não é à toa que está onde está hoje em dia, hehe

    Baixei ontem, ouvi inteiro, nota 10!

    RépondreSupprimer
  3. vou ser mais um pra discordar, desta vez dos dois...

    o BS com o Gillen é bem legal..

    não é o BS q todo mundo tá acostumado, mas se vc gosta da fase Tony Martin vai adorar o Gillen..

    agora chamar a fase com o Gillen de melhor do Sabath é forçar a amizade..

    fiquei muito feliz qdo li a resenha e vi q aqui está o post inteiro e com qualidade superior..

    to muito curioso pra ouvir pq eu gosta bastante do gillen no BS, mas o Dio já cantou aqui, o ozzy já cantou aqui, o hughes já cantou aqui e apesar de eu não gostar dele no BS o Gillan já cantou aqui..

    então na minha opinião é um ótimo cantor e uma fase legal do sabbath, mas chamar de uma das melhores, nem fodendo..

    RépondreSupprimer
  4. Nada como a democracia...prefiro o Ozzy desafinando do que esta formação...no entanto realmente tratam-se de grandes músicos e vale uma ouvida...nem que seja só por curiosidade e para conferir de que na realidade desta época pra frente se tratava mais do Tony Iommi Group do que do Sabbath....mesmo tendo seus méritos

    RépondreSupprimer
  5. Iommi só lançou "Seventh Star" sob o nome de Black Sabbath por questões contratuais, todos sabem que seria um álbum solo dele.

    O Meanstreet não disse que é a melhor, mas sim uma das melhores. De todas as formações, concordo que, ao vivo, essa é uma das melhores. Mas Iommi estava fraco das ideias na época, assim como o nome estava desgastado.

    E por ser farofa, isso não quer dizer que seja ruim. Claro que não tem nada a ver com a proposta inicial do Sabbath, mas não deixa de ser muito bom. Se fosse assim, odiaríamos o "Music From The Elder" do Kiss por exemplo.

    Minha fase preferida é com Ozzy, mas essa formação ao vivo é paulada na certa. Como disse, vale o download e a curiosidade pra se saber o que sairia dessa tchurma em estúdio.

    RépondreSupprimer
  6. Srs.
    sou suspeito para falar, pq sou fanatico com Sabbath, mas vamos lá....., o Boot é legal, o Ray Gillen cantava muito e tal, a banda era composta por musicos talentosos, mas realmente o Sabbath nessa época fica muito aquem de outras formações, a sensação que dá é que o Iommi estava completamente sem rumo e segurando a onda pra não deixar a banda se esfacelar...., valeu, grande post, indicado o Download para fans....

    RépondreSupprimer
  7. concordo com tudo q vc falou silver, menos a parte de ser uma das melhores formações...

    boas musicas, bons musicos, força ao vivo..

    mas teve dio, ozzy, gillan, até o tony martin era muito bom, não no nivel dos 3 anteriores, mas bom tb..

    portanto fica dificil considerar esta formação como uma das melhores, apesar de eu estar adorando este boot..

    o ray tá cantando pra caralho e o instrumental está muito bom..

    RépondreSupprimer
  8. Esse boot eh mto bom mesmo (foi baixado no Psycho Rockers, pq eu mesmo editei ele da forma que tá postado aew, sausahuashusah). Concordo que era uma das melhores formações do Sabbath, pena que não lançaram nada oficial.
    Um dos pontos altos foi a presença de teclados do Nichols que deu um toque diferente nas músicas. Vale a pena mesmo o download.

    RépondreSupprimer
  9. Pô, valeu então! Eu não baixei desse blog, achei o arquivo solto pela internet. Mas obrigado mesmo assim. :)

    RépondreSupprimer