lundi 1 juin 2009

Bathory - Requiem [1994]

Depois de ter caminhado pelo Black Metal e de ter lançado álbuns conceituais como "Blood Fire Death", "Hammerheart" e "Twilight Of The Gods", o líder supremo do Bathory e um dos maiores gênios da história do Heavy Metal Thomas "Quorthon" Forsberg resolveu que estava na hora de voltar às suas raízes, mais precisamente à música extrema, que foi o estilo que consagrou o Bathory nos anos 80.
Ele não voltaria ao Black Metal que o consagrou naquela época, porém, chegaria bem perto, com um Thrash Metal retrô, estilo oitentista (que continuaria no disco "Octagon", já postado aqui no blog) e influenciadíssimo pela cena Bay Area, dos Estados Unidos, com seus vocais novamente rasgados e pesados, com riffs ensurdecedores e aquela bateria que mais parece uma pancadaria generalizada.

Os palavrões, as passagens doentias, a morte, Satã e muitos outros assuntos que ele abordava antigamente voltaram em "Requiem", fazendo com que o Bathory praticamente "voltasse do Inferno", depois de ter "amaciado as pontas" nos dois discos anteriores, já citados.

Acho que eu nem preciso dizer que o álbum reconquistou muitos fãs que o Bathory havia perdido, quando Quorthon resolveu mudar a direção de sua música para o Viking Metal, soando bem mais melódico, como uma banda de Power Metal, só que em discos completamente conceituais. Os fãs antigos idolatraram essa volta ao peso, e os fãs mais recentes, que haviam se apaixonado pelos dois últimos discos se acostumaram com o "novo" estilo.

A capa também é uma das características mais notáveis do álbum, pois desde "Blood Fire Death", Quorthon optou por capas mais "leves" ao invés de capas mais violentas, como a desse álbum.

Após o álbum "Octagon", Quorthon abandonaria de vez o Metal extremo, voltando ao Viking Metal e adicionando muitas características do Doom Metal ao seu som. Futuramente, estarei trazendo os outros álbuns mais recentes.

Enfim, acho que eu nem vou chegar aos destaques, só posso dizer, que se você procura um som realmente pesado e violento, com letras doentias e ao mesmo tempo viajantes, ou se você só quer ter o prazer de quebrar a sua casa inteira (risos), baixe agora mesmo este álbum. Pancadaria sonora garantida!

1. Requiem
2. Crosstitution
3. Necroticus
4. War Machine
5. Blood And Soil
6. Pax Vobiscum
7. Suffocate
8. Distinguish To Kill
9. Apocalypse

Quorthon - Vocais, guitarra
Vvornth - Baixo
Kothaar - Bateria

Download (46,1MB ~ 192kbps)

Bruno Gonzalez


1 commentaire:

  1. Belo post Bruno.
    Esse é um album que passou um pouco desapercebido na época e que merece ser relembrado.
    Um detalhe importante é que apenas Quorthon era o Bathory neste disco (responsável por baixo, guitarras e vocais) enquanto que o baterista era de estúdio (tenho minhas dúvidas porque neste album a bateria soa como se fosse eletrônica).
    Valeu!

    RépondreSupprimer