jeudi 4 février 2010

Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath [1973]



Esse post é especial pra mim. “Sabbath Bloody Sabbath” foi o primeiro álbum de rock que eu ouvi na minha vida, lá pelos meus 10 anos de idade. Deve ser por isso que eu gosto tanto dele, me dá um ar nostálgico, além de eu considerar uma obra prima musical.



“Sabbath Bloody Sabbath” de 1973 é um álbum histórico do Black Sabbath, o quinto de sua discografia. Foi elogiado pela revista Rolling Stone como “um grande trabalho” e isso foi um ponto positivo para o grupo pois a mesma já teria dirigido críticas aos primeiros trabalhos. O álbum alcançou o 4º lugar nas paradas britânicas, e o 11º lugar nas paradas americanas. Durante a turnê desse álbum, a banda ganhou grande popularidade após tocar no “California Jam Festival” de 1974, ao lado de bandas como Deep Purple, Emerson, Lake and Palmer, Eagles, Earth, Wind & Fire e outros.



O disco se distancia um pouco do estilo inicial do Black Sabbath. Algumas canções mostram o amadurecimento claro da banda, arranjos mais complexos e músicas mais orquestradas, uso de flautas, teclados e sintetizador. Tanto que é considerado por muitos o auge do amadurecimento da banda e também o melhor álbum e mais bem produzido da carreira.



A capa bem chamativa foi desenhada por Drew Struzan, ele retratou um homem em uma cama, aparentemente tendo um pesadelo com demônios humanos e uma caveira com o “666” sobre ela. O verso da capa mostra o contrário da situação, veja:





Curiosidade: O álbum foi gravado em Londres, e foi um dos álbuns com o processo de gravação mais longos de toda a história da banda. Segundo Tony Iommi o que inspirou o clima de músicas como “Sabbath Bloody Sabbath” e “Killing Yourself to Live” foi a frequentes aparições de fantasmas onde a banda ensaiou.



O álbum foi o mais vendido desde Paranoid, até os críticos gostaram e tiveram que elogiar. Difícil não gostar dessa pérola feita por gênios. Encantador, inovador, técnico e criativo. É um grande trabalho da banda em que ela mostra suas qualidades e seus talentos. Donwload fundamental pra galerinha da Combe!



1. Sabbath Bloody Sabbath

2. A National Acrobat

3. Fluff

4. Sabbra Cadabra

5. Killing Yourself to Live

6. Who Are You?

7. Looking for Today

8. Spiral Architect



Ozzy Osbourne – vocal

Tony Iommi – guitarra

Geezer Butler – baixo

Bill Ward - bateria



DOWNLOAD



Nilo











10 commentaires:

  1. Paranoid tem toda aquela importância histórica, mas Sabbath Bloody Sabbath não fica atrás dele em nenhum momento, na verdade não fica atrás de nenhum álbum da música em geral! Melhor álbum da melhor banda!

    RépondreSupprimer
  2. sem palavras, álbum histórico!

    RépondreSupprimer
  3. Há!
    Eu tenho participação nisso ae! hahaha
    O primeiro CD que eu comprei, comecei com o pé direito.
    Parabéns ae fera, mta coisa da hora na Combe!
    Flo!

    RépondreSupprimer
  4. qdo eu resolvi comprarum cd do sabbath acabei comprando todos os da fase ozzy..

    só mais tarde q eu fui conhecer o dio...

    mas falando sobre este cd, eu achei ele o melhor de todos qdo eu ouvi..

    todos até aqui são bons, mas este é o melhor na minha opinião..

    RépondreSupprimer
  5. Ótimo cd, esse sim vale realmente a pena, perfeito do começo ao fim, sem contar o ótimo texto, parabéns mesmo!

    RépondreSupprimer
  6. Como o cara do primeiro post, esse eu tenho original, e importado ainda por cima... Comprei dum camarada da facul q fumava erva pa caraio e se viu sem grana... paguei 10 conto.. hoje fico pensando se não financiei a morte do cara e talz... Mas aí eu ouço o álbum e penso: "Puta disco do caraio! Foda-se o resto!!" Riffs matadores... eu piro com 'National Acrobat'..

    Combe Rox!

    RépondreSupprimer